Notícias


Pesquisa desenvolvida em Cambridge foca marcadores de diagnóstico para câncer de próstata

02 - 04 - 2014



O professor Sérgio Felisbino, do Departamento de Morfologiado Instituto de Biociências (IB) da Unesp, Campusde Botucatu, desenvolve, desde o mês de setembro, atividades de pós-doutorado na Universidade de Cambridge no Reino Unido.
 
A pesquisa realizada por ele tem como objetivo descobrir marcadores de diagnóstico e estadiamento para o câncer de próstata e também novos alvos terapêuticos para o tratamento desta doença.
  
“O projeto envolve uso de animais transgênicos com deleçõesem genes supressores tumorais (PTEN, pRb e p53), especificamente no tecido prostático, conhecidos como knockouts condicionais. Os tumores originados nestes camundongos reproduzem os diferentes estágios de progressão do câncer depróstata observado no homem, sendo um excelente modelo animal para estudos pré-clínicos. A análise de novos marcadores e alvos terapêuticos será feita por sequenciamento de RNAs”, explica o professor do IB.
 
O estudo conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e colaboração de grupo de pesquisadores do Cancer Research UK Cambridge Institute da Universidade de Cambridge, liderado pelo professor David E. Neal. Felisbino deverá permanecer
na instituição do Reino Unido até setembro de 2014.

Fonte: Revista LabNews (Março 2014)