Manual de Exames

CA 19-9


Material

Soro - 1.00 mL - Refrigerar
 

Descrição
 
O CA 19-9 é um antígeno associado a tumor que reage com um anticorpo produzindo uma resposta à imunização com uma linhagem de células de câncer de cólon humano. Embora o anticorpo seja derivado de uma linhagem de câncer de cólon, alguns estudos demonstraram que os testes para CA 19-9 são mais úteis no diagnóstico e no tratamento de pacientes com neoplasias pancreáticas do que com neoplasias de cólon. Já foi também demonstrado que o CA 19-9 é um marcador de câncer de pâncreas mais sensível e específico que outros marcadores sorológicos. 
 
O antígeno é encontrado em quantidades mínimas no sangue de pacientes sadios ou com distúrbios benignos, porém, a maioria dos pacientes com câncer de pâncreas apresenta níveis elevados de CA 19-9. Embora níveis elevados de CA 19-9 não sejam notadamente característicos de câncer de pâncreas, ele é atualmente o teste sanguíneo mais útil na diferenciação entre distúrbios pancreáticos benignos e malignos. É obtida maior sensibilidade diagnóstica quando um teste para CA 19-9 é combinado com análise de imagem, como ultra-sonografia ou tomografia. Essa combinação é útil na obtenção de diagnóstico em pacientes suspeitos de câncer de pâncreas que tiveram resultado negativo ou indeterminado em estudos de imagem. 
 
O possível sucesso da ressecção pancreática e o prognóstico após a cirurgia podem ser avaliados utilizando os níveis séricos do CA 19-9. Steinberg (1990) determinou que 96% dos tumores em pacientes com níveis de CA 19-9 acima de 1000 U/mL não são ressecáveis. Pacientes cujos níveis de CA 19-9 se normalizam após a cirurgia têm maior sobrevida que aqueles cujos níveis não se normalizam. Quando usados em série, os níveis de CA 19-9 podem prognosticar a recorrência da doença antes dos achados radiográficos ou clínicos. 
 
O CA 19-9 também detecta, com menor freqüência, cânceres de ducto biliar, hepatocelular, gástrico, de cólon, de esôfago e câncer não gastrointestinal; entretanto, sua maior utilidade é como marcador de câncer de pâncreas. 
 

Interpretação
 
- Valores aumentados: carcinoma pancreático (72 a 100%), carcinoma hepatocelular (67%), carcinoma gástrico (62%), carcinoma coloretal (19%) e patologias não neoplásicas (pancreatite - 96%), insuficiencia hepatica, endometriose, Sindrome de Sjogren, fibrose pulmonar, cistos esplenico, cistadenoma de ducto hepatico, pancreatite cronica, hepatite auto-imune e na colecistite xantogranulomatosa.
 

Interferentes
 
Hemólise
 

Preparo
 
- Jejum não necessário.
 

Sinonímias
 
CANCER DE PANCREAS