Manual de Exames

D-XILOSE


Material

Plasma com Fluoreto - 2.00 mL - Refrigerar


Descrição

Uso: avaliação diagnóstica de intolerância ao glúten, espru tropical, doença celíaca, insuficiência pancreática (valores normais), síndromes malabsortivas e função jejunal. A D-xilose, por sua estrutura monossacarídica pentamérica, é absorvida no duodeno e jejuno de forma diferente de outros monossacarídeos, não requerendo enzimas pancreáticas no processo. Após a ingestão de uma solução de d-xilose, são coletadas amostras de sangue ou urina num período de 5 horas para determinar a quantidade de xilose absorvida. É esperado que em pessoas normais haja uma excreção urinária entre 16-25% da xilose administrada nas 5 horas de exame, ou 30-52 g/dL no sangue em duas horas. A absorção é diminuída em esteatorréia por má absorção do intestino delgado, giardíase, gastroenterites virais, verminoses ou idade avançada. É normal em esteatorréia pancreática, cirrose hepática, pós-gastrectomia e má nutrição. Alguns fatores podem estar associados a baixos resultados na prova sem, no entanto, haver distúrbio da absorção intestinal, como insuficiência renal, vômitos, hipomotilidade, estase intestinal, desidratação e uso de certos medicamentos.


Preparo

Medicação: Xilose
O teste é realizado pela manhã.
Adulto: jejum obrigatório de 8 horas
Criança: jejum obrigatório de 4 horas
Punção venosa com cateter e repouso de 20 minutos. Coletar amostra basal e administrar xilose via oral conforme a seguir ;
- Preparo da solução: diluir 25g de Xylose em 250 mL de água filtrada. Deixar a solução homogênea.
- A dose que será administrada ao cliente é calculada da seguinte forma: 5 mL da solução (valor fixo) x peso do cliente (sendo o máximo 250 mL).

- Exemplo:

Cliente de 20Kg : 5ml(valor fixo) x 20(peso do cliente) = 100mL da solução. Neste caso será desprezado 150mL da solução preparada e oferecido 100mL para o cliente (como calculado).

- Colher sangue após a ingestão da D-Xylose no tempo especificado pelo médico.