Manual de Exames

DNA NATIVO (DUPLA HELICE), ANTI


Material

Soro - 1.00 mL - Refrigerar


Descrição

Anticorpo antinuclear (ANA) é um termo usado para descrever auto-anticorpos contra várias proteínas do núcleo das células. Em 1982, a American Rheumatism Association inclui um teste positivo para ANA como um dos critérios para o diagnóstico de lupus eritematoso sistêmico (LES). Logo, um resultado negativo descarta um LES, porém, não é específico, já que pacientes com outras enfermidades do tecido conjuntivo, tais como, artrite reumatóide, esclerodermia, síndrome de Sjögren e dermatomiosite são frequentemente ANA positivos.

Este auto-anticorpo é considerado o principal marcador da doença, e é detectado em aproximadamente 40% dos pacientes não tratados. É o único auto-anticorpo cujos títulos declinam com a introdução de terapêutica específica, e o seguimento dos títulos pode ser útil na avaliação da resposta do organismo à introdução da mesma. Quanto maior o título, mais a atividade da doença.

Em alguns casos (cerca de 30%), apesar de as evidências clínicas e laboratoriais indicarem lúpus eritematoso sistêmico, o anticorpo anti-DNA nativo pode não ser detectado. Acredita-se que, nesses casos, os auto-anticorpos estejam sob a forma de imunocomplexos.

Interpretação

- Baixos títulos de DNA nativo estão frequentemente presentes no soro de pacientes com artrite reumatóide, síndrome de Sjögren, esclerose sistêmica progressiva, dermatomiosite e doença mista do tecido conjuntivo
- Altos títulos de DNA nativo são vistos exclusivamente no LES


nterferentes

- Pacientes fazendo uso de terapia esteróide podem ter resultados negativos para anticorpos anti-DNA nativo.


Preparo

- Jejum desejável de 4 horas.