Manual de Exames

GLICOSE


Material

Urina 24 Horas - 1.00 mL - Refrigerar
Líquido Pleural - 1.00 mL - Refrigerar
Líquido Biológico - 1.00 /mL - Refrigerar
Soro - 1.00 mL - Refrigerar
Plasma com Fluoreto - 1.00 mL - Refrigerar


Descrição

A glicose é a fonte energética primária do organismo. O tecido nervoso depende exclusivamente desta molécula como fonte energética (não é capaz de estocar carboidratos, nem transformá-lo a partir de outras fontes), portanto a concentração de glicose é crítica na manutenção da capacidade vital. A maioria dos carboidratos ingeridos ocorre na forma de glicogênio ou amido. As amilases são encarregadas de digerir esta forma polimérica, que é posteriormente metabolizada por outras enzimas específicas, para a produção de açúcares na forma de monossacarídeos. Os açúcares são absorvidos no intestino e transportados ao fígado, para posterior conversão em glicose. A glicose, ao entrar na célula, é decomposta a dióxido de carbono e água, com liberação de energia, através de três diferentes vias enzimáticas (dependendo do tipo celular e do seu status bioquímico). O organismo depende da manutenção dos níveis extracelulares de glicose em uma faixa relativamente estreita, o que é conseguido a partir da ação de um mecanismo multiorgânico e relativamente complexo, envolvendo a transformação de compostos em glicose, sua estocagem na forma de glicogênio e a decomposição de glicogênio em glicose funcional. A insulina e o glucagon são compostos chave na manutenção deste equilíbrio, assim como outras substâncias endócrinas.

A determinação da glicose em amostras de sangue é útil na avaliação do metabolismo de carboidratos. Sua determinação em líquidos biológicos auxilia na distinção entre processos inflamatórios e infecciosos.


Interpretação

- Valores aumentados: diabetes mellitus (primária ou secundária, insulino dependente ou não insulino dependente), diabetes gestacional, ausência de jejum, estados de stress, injeções de adrenalina, feocromocitoma, choque, anestesia, pancreatite aguda, infarto agudo do miocárdio, dano cerebral, acidentes vasculares cerebrais, trauma, doença de Cushing, acromegalia, glucagonoma, uso de medicamentos (corticosteróides, estrogênios, álcool, fenitoína, diuréticos tiazídicos, propanolol), hipervitaminose A crônica
- Valores diminuídos: hipoglicemia reativa pós-prandial, pancreatites, insulinomas, hipoglicemia autoimune, neoplasias, hipopituitarismo, doença de Addison, hipotireoidismo, prematuridade, recém-nato de mãe diabética, doenças enzimáticas hereditárias, desnutrição, alcoolismo, uso de medicamentos (insulina, sulfoniluréia, etc).
- Líquor: Níveis elevados podem ser encontrados na hiperglicemia plasmática. Hipoglicorraquia ocorre na hipoglicemia plasmática, meningites e hemorragia subaracnóidea. Razão glicose líquor/sangue abaixo de 0,4 tem sensibilidade de 85% e especificidade de 96% no diagnostico da meningite bacteriana. Sua determinação deve ser feita em paralelo com a dosagem sérica.
- Urina: A glicosúria pode ser utilizada no acompanhamento de pacientes diabéticos. Crianças e gestantes podem apresentar glicosúria por diminuição do limiar renal. Não serve para monitorização do tratamento.
A presença de um dos critérios abaixo (retirados da American Diabetes Association) e sua confirmação num dia subsequente indica o diagnóstico de diabetes melito:

1. Sintomas de diabetes melito com glicemia independente do jejum maior ou igual a 200 mg/dL.
2. Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dL.
3. Glicemia maior ou igual a 200 mg/dL, durante teste de tolerância a glicose, 2 horas apÓs 75g de glicose anidra dissolvida em água.

OBS.: Pacientes com glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dL são classificados como portadores de glicemia de jejum alterada. Pacientes com glicemia entre 140 mg/ dL a 199 mg/dL, 2 horas após 75g de glicose anidra dissolvida em água, são considerados intolerantes a glicose.


Interferentes

Proteínas em concentrações abaixo de 4 mg/dL interferem na reação diminuindo os resultados. Nas 24 horas que sucedem a ingestão aguda de álcool ocorre significativa redução da glicemia. Concentrações de bilirrubina maiores que 10 mg/dL produzem interferências negativas.


Preparo

- Jejum obrigatório de 8 a 14 horas.
- Não mudar os hábitos alimentares nas 72 horas antes da realização do exame.


Exames Correlatos

HEMOGLOBINA GLICADA HbA1C (HPLC)


Sinonímias


GLICEMIA
GLICOSURIA
GLICOSE EM JEJUM