Manual de Exames

GAMA GT - GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE


Material

Soro - 1.00 mL - Refrigerar


Descrição

A Gama GT (GGT) tem aplicação principal no estudo das doenças hepatobiliares e está distribuída em quase todo o tecido humano. O rim contém a mais elevada concentração, seguido pelo pâncreas e fígado.

A GGT é um sensível indicador de doenças inflamatórias e lesão hepática e está significativamente elevada nas doenças obstrutivas das vias biliares. A GGT tem maior especificidade que a fosfatase alcalina e a TGO para avaliar doença hepática.

Ela não está elevada na doença óssea e durante a gravidez como a fosfatase alcalina, nem nas doenças do músculo esquelético como a TGO. A GGT auxilia diferenciar colestases mecânica e viral das induzidas por drogas. Nas duas primeiras, a GGT e fosfatase alcalina estão igualmente elevadas. Nas colestases induzidas por drogas a GGT está muito mais elevada.

Valores elevados de GGT em pacientes anictéricos com câncer são um seguro indicador de metástases hepáticas.

Está demonstrado que no alcoolismo crônico os níveis séricos da GGT diminuem com a retirada do álcool e se elevam com a exposição ao mesmo. Com base nesta observação a determinação da GGT está sendo usada nos centros de tratamentos de alcoólatras para documentar o sucesso da terapia e identificar os pacientes que retornam ao alcoolismo após a alta.


Interpretação

- Valores aumentados: alcoolismo, doenças hepáticas em geral (hepatites agudas e crônicas, carcinomas, cirrose, colestase, metástases etc.), pancreatites, infarto agudo do miocárdio, lupus eritematoso sistêmico, obesidade patológica, hipertireoidismo, estados pós-operatórios, carcinoma de próstata, uso de medicamentos hepatotóxicos ou capazes de ativar indução enzimática (barbituratos, fenitoína, antidepressivos tricíclicos, paracetamol).


Preparo

- Jejum obrigatório de 8 horas.
- Suspender medicamentos a base de fenitoína, fenobarbital e acetaminofen.



Sinonímias

GGT
GAMA GLUTAMIL TRANSPEPTIDASE GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE

D-GT