Manual de Exames

G6PD - GLICOSE 6 FOSFATO DESIDROGENASE


Material

Sangue com EDTA - 2.00 mL - Refrigerar


Descrição

A deficiencia da G6PDH e uma enzimopatia comum, genetica, ligada ao cromossomo X. Incide em ate 10% da populacao. Acarreta em uma susceptibilidade a crise de hemolise, induzida por drogas (sulfas, anti-malaricos, paracetamol, anti-ihstamicos), infeccoes bacterianas e viroticas e pela ingestao de fava. Pode se manifestar com anemia esferocitica e ictericia neonatal.Niveis elevados de G¨6PD podem ser encontrados ao nascimento (ate 12 meses de idade) e em outras situacoes em que ocorram predominio de hemacias jovens (ex.: anemias hemolicitcas), sem significado patologico. Na ocorrencia de niveis baixos no teste do pezinho, deve-se realizar a dosagem de G6PD no sangue. Deteccao molecular da mutacao 202 (G-A) da G6PD tambem esta disponivel.

Uso: investigação da icterícia neonatal (não causada por incompatibilidade ABO/Rh); investigação em indivíduos com anemia hemolítica intermitente. A G6PD é uma enzima que está envolvida na transformação da glicose fosfato em pentose fosfato (com produção de NADPH, que atua na manutenção das enzimas que exercem papel antioxidante nas hemáceas). O quadro clínico da deficiência da G6PD compreende anemia hemolítica (sobretudo após a administração de medicamentos oxidantes ou no período neonatal), infecções e consumo de certos alimentos (favas). A deficiência da G6PD é uma alteração enzimática com padrão de herança recessivo ligado ao cromossomo X (sendo mais freqüente nos indivíduos do sexo masculino).

Preparo

- Verificar se o cliente submeteu a transfusao de sangue, ingestao de aspirina e derivados da Vitamina K. Caso tenha submetido a transfusao, aguardar 120 dias.
- No caso de uso de aspirina e derivados da Vitamina k deve ser relatado o uso.
- A suspensao de qualquer medicacao devera ser feita sob a supervisao e autorizacao do medico responsavel pelo paciente.


Sinonímias

G6PD