Manual de Exames

ROTAVIRUS


Material

Fezes - 2.00 g - Refrigerar


Descrição

O rotavírus humano é a principal causa de diarréia em crianças. A infecção pelo rotavírus do grupo A ocorre em todo o mundo, sendo transmitida por via fecal-oral, com periodo de incubação de 1 a 2 dias. Manifesta-se com vômitos, diarréia, febre e dor abdominal abrupta. A detecção rápida do rotavírus nas fezes permite o diagnóstico diferencial com outras gastroenterites agudas, evitando o uso desnecessário de antibióticos.

Uso: diagnóstico de gastroenterite viral. Os rotavírus são a principal causa mundial de gastroenterites com desidratação em crianças. O diagnóstico precoce através da detecção do rotavírus nas fezes evita o uso desnecessário de antibióticos e orienta medidas epidemiológicas. Os rotavírus podem também causar infecção em adultos. A doença é geralmente moderada, com casos também ocorrendo entre viajantes, de forma epidêmica, após contato com a água.


Preparo

- Colher preferencialmente porção com muco, pus ou sangue.
- Realizar a coleta preferencialmente durante os primeiros 3 a 5 dias após o início dos sintomas da doença. Após 8 dias do início dos sintomas diarrêicos, a quantidade do antígeno pode ser insuficiente para se obter uma reação positiva.


Sinonímias

GASTROENTERITE VIRAL