Manual de Exames

VITAMINA B12


Material

Soro - 1.00 mL - Congelar


Descrição

A vitamina B12 ou cianocobalamina, é um composto complexo corrinóide contendo quatro anéis pirrólicos que circundam um único átomo de cobalto. Os seres humanos obtêm vitamina B12 exclusivamente de fontes alimentares de origem animal, como carne, ovos e leite. A vitamina B12 requer para absorção um fator intrínseco, uma proteína secretada pelas células parietais na mucosa gástrica. A vitamina B12 e o fator intrínseco formam um complexo que se une a receptores na mucosa ileal, onde proteínas conhecidas como transcobalaminas transportam a vitamina B12 das células da mucosa para o sangue e tecidos. A maior parte da vitamina B12 é armazenada no fígado, na medula óssea e em outros tecidos.

A vitamina B12 e o folato são críticos em relação à síntese normal do DNA o que, por sua vez, afeta a maturação dos eritrócitos. A vitamina B12 também é necessária para formação e manutenção da bainha de mielina. O corpo utiliza seus depósitos de B12 moderadamente, reabsorvendo a vitamina B12 do íleo e devolvendo-a ao fígado, de forma a excretar uma quantidade mínima no processo.

As descobertas clínicas e laboratoriais sobre a deficiência de B12 incluem anormalidades neurológicas, níveis baixos de B12 no soro e excreção aumentada de ácido metilmalônico. A síntese comprometida do DNA associada à deficiência de vitamina B12 causa anemias macrocíticas. Essas anemias se caracterizam pela maturação anormal dos precursores de eritrócitos na medula óssea, o que resulta na presença de megaloblastos e em uma diminuição da vida útil dos eritrócitos.

A anemia perniciosa é uma anemia macrocítica causada pela deficiência de vitamina B12 devido à falta do fator intrínseco. Baixa ingestão de vitamina B12, gastrectomia, doenças do intestino delgado, má absorção e deficiência de transcobalaminha também podem causar deficiência de vitamina B12.


Interpretação

- Valores aumentados: insuficiência renal crônica, diabetes, insuficiência cardíaca grave, leucemias, alguns carcinomas, tratamento de reposição da vitamina, obesidade, doença pulmonar obstrutiva crônica e hepatopatias.
- Valores diminuídos: deficiência de vitamina B12, síndromes de má absorção, dieta vegetariana, desordens congênitas, deficiência de ferro, deficiência de folato, produção deficiente de fator intrínseco, alcoolismo, uso de medicamentos que podem levar à diminuição da absorção (metotrexato, pirimetamina, trimetropin, fenitoína, barbitúricos, contraceptivos orais, colchicina, metformina, etc).


Preparo

- Jejum não obrigatório.
- Não ingerir álcool 24h antes do exame.
- Paciente não deve fazer uso de antagonistas do ácido fólico, methotrexane, aminoglicosídeos.
- Informar medicamentos em uso, inclusive anticoncepcional oral, reposicao de vitaminas (comprimidos ou injetaveis).
- E vegetariano estrito (nao ingere produtos animais: carne, peixes, leite e ovos)?
- Fez cirurgia intestinal ou de estomago? Quando?
- Tem doenca inflamatoria intestinal (Doenca de Chron ou Retocolite)?
- Esta gravida ou amamentando?


Sinonímias

COBALAMINA