Manual de Exames

17 ALFA HIDROXIPROGESTERONA


Material

Soro - 1.00 mL - Refrigerar

 
Descrição
 
A 17-OH progesterona é um esteróide produzido na glândula adrenal e gônadas. Assim como outros esteróides, a 17-OH progesterona é sintetizada a partir de colesterol através de uma série de etapas mediadas por enzimas. 
 
A determinação de níveis circulantes de 17-OH progesterona é uma ferramenta padrão para verificação clínica da deficiência de 21-Hidroxilase, a causa mais comum de hiperplasia adrenal congênita. A deficiência da 21-Hidroxilase é um distúrbio autossômico recessivo que ocorre em aproximadamente 1:5000  15000 nascimentos vivos. Devido à atividade reduzida da 21-Hidroxilase, a 17-OH progesterona não pode ser eficientemente convertida a cortisol e, ao invés disto, se acumula em grandes quantidades e é mudada para a via biossintética de andrógenos. Os níveis elevados de andrógenos resultantes podem então causar virilização severa progressiva, iniciando durante a vida fetal e infância. Em adição, a 21-Hidroxilase é requerida para a síntese de aldosterona, e aproximadamente 50% dos casos de deficiência de 21-Hidroxilase sofrem de perda de sal potencialmente fatal. Devido à freqüência relativamente alta na população e potencial severidade deste distúrbio, programas de triagem em recém-nascidos utilizando níveis sangüíneos de 17-OH progesterona foram instituídos em muitas áreas geográficas. Níveis séricos claramente observados de 17-OH progesterona são encontrados virtualmente em todos os casos de deficiência clássica de 21-Hidroxilase, e níveis de 17-OH progesterona são úteis na monitorização da terapia de reposição de esteróides. Ainda, níveis elevados de 17-OH progesterona em resposta à administração parenteral de ACTH sintético têm sido utilizados para diagnosticar deficiência parcial de 21-Hidroxilase, uma causa potencial de hirsutismo feminino e infertilidade. 


Interpretação
 
- Valores aumentados: hiperplasia adrenal congênita (genitália ambígua nas meninas e macrogenitossomia nos meninos), em alguns casos de neoplasias adrenais ou ovarianas. 
- Valores diminuídos: pseudohermafroditismo masculino, doença de Addison, tratamento com esteróides (cortisona, hidrocortisona). Alguns casos de deficiência de 21 - hidroxilase de início adulto podem resultar em valores basais normais da 17 - alfa - hidroxiprogesterona, sendo encontrados aumentos exacerbados com o estímulo por ACTH

 
Preparo
 
- Jejum desejável de 4 horas.
 

Sinonímias
 
17 OH 
17 OH PROGESTERONA 
17 HIDROXI PROGESTERONA