Manual de Exames

ALBUMINA


Material

Líquido Biológico - 0.00 - Refrigerar
Soro - 1.00 mL - Refrigerar


Descrição
 
A albumina é uma das duas principais frações protéicas no sangue. Atua na manutenção da pressão oncótica e serve de transportador para a bilirrubina, os ácidos graxos, as drogas, os hormônios e outras substâncias insolúveis em água. 
O teste tem utilidade na avaliação do estado nutricional e da capacidade de síntese hepática. Em algumas situações clínicas, o conhecimento dos níveis de albumina é suficiente e até pode oferecer algumas vantagens em relação à proteína total no diagnóstico diferencial entre transudatos e exsudatos. Indivíduos cronicamente submetidos a uma dieta com baixo teor de proteínas e portadores de insuficiência hepática apresentam níveis séricos de albumina abaixo da normalidade. Pessoas com perda renal de proteínas também podem ter hipoalbuminemia.
 

Interpretação
 
- Valores aumentados: desidratação (ver hematócrito) 
- Valores diminuídos: doenças hepáticas (podem alterar sua síntese, aumentar sua degradação ou provomer perda extravascular), alcoolismo (por declínio da produção de albumina), ascite, doenças inflamatórias crônicas, enteropatias com perdas proteicas, doença renal com albuminúria e má nutrição.
 

Interferentes
 
Infusão albumina EV, infusão fluidos sem albumina, contraceptivos orais, garroteamento excessivo, diferença postural. Limitações: especialmente em populações de hemodialisados e pacientes com insuficiência renal crônica, os valores obtidos por diferentes métodos não são correlacionados.
 

Preparo
 
- Jejum mínimo de 8 horas.