ACETILCOLINA, ANTICORPO LIGADOR DO RECEPTOR
ACETILCOLINA, ANTICORPO MODULADOR DO RECEPTOR
AMINA DE ACIDO LISERGICO, LSD - TRIAGEM
ANTICORPOS ANTI 21-HIDROXILASE ALFA
ANTICORPOS ANTI FATOR INTRINSECO
ANTICORPOS ANTI MUSCULO ESTRIADO
ANTICORPOS ANTI RICKETSIA RICKETTSII IgG E IgM
Material
Soro - 1.00 mL - Refrigerar
Descrição
O LH e o hormonio estimulador das celulas intersticiais, nos ovarios e nos testiculos. No sexo feminino, seu grande aumento no meio do ciclo induz a ovulacao. Se for dosado de maneira seriada, pode determinar a data da ovulacao. E secretado de maneira pulsatil, o que parece ser fundamental para a sua acao. A interpretacao de uma unica medida pode ser de limitado auxilio clinico. Niveis aumentados de LH com FSH normal ou baixo podem ocorrer com obesidade, hipertireoidismo e doenca hepatica. Eleva-se nas patologias primariamente gonadais, mostrando-se em niveis baixos nos hipogonadismos de origem hipofisaria e hipotalamica. Na Sindrome dos Ovarios Policisticos pode encontrar-se em valores acima do normal, valorizando-se a relacao LH/FSH maior que 2 como sugestiva de diagnostico. Eleva-se na menopausa mais tardiamente que o FSH.
Uso: investigação de infertilidade (distinção entre hipogonadismo primário ou secundário a deficiência hipotalâmica/pituitária); identificação de ovulação em distúrbios menstruais. O hormônio luteinizante (LH) é uma glicoproteína produzida pela glândula pituitária anterior. Sua produção é regulada pelo GnRH (hormônio hipotalâmico liberador de gonadotropina). Nas mulheres, o LH estimula a produção de esteróides ovarianos e a ovulação. Nos homens, controla a secreção de testosterona a partir das células de Leidig. Nas mulheres as concentrações de LH são baixas durante a fase folicular do ciclo menstrual, aumentando até um pico no meio do ciclo para causar a ovulação, caindo a níveis baixos durante a fase folicular. Após a menopausa, os níveis de LH sobem para valores altos, a exemplo de homens castrados.
Interpretação
- Valores aumentados: hipogonadismo primário, menopausa, fase lútea do ciclo menstrual, tumores produtores de GnRH, doença do ovário policístico.
- Valores diminuídos: hipogonadismo secundário (insuficiência hipotalâmica, se responder a estímulo com GnRH; insuficiência pituitária, se não houver resposta)
Preparo
Exames Correlatos
FSH - HORMONIO FOLICULO ESTIMULANTE
Sinonímias
GONADOTROFINA HIPOFISARIA