Manual de Exames

PROLACTINA


Material

Soro - 1.00 mL - Refrigerar


Descrição

A prolactina, ou hormônio lactogênico, é uma glicoproteina secretada pelas células mamotróficas da adeno-hipófise, presentes tanto no sexo masculino como no sexo feminino, sendo mais numerosas nas mulheres. A prolactina atuando em sinergismo com a progesterona e o estrógeno promovendo o crescimento e funcionamento das glândulas mamarias. A prolactina atua sobre as glândulas mamárias, estimulando seu crescimento e a produção de leite. Esse hormônio é produzido durante a gravidez e, após parto, durante a amamentação. A continuidade de sua produção depende de estímulos nervosos produzidos pela sucção da mama. A secreção de prolactina é estimulada pela gravidez, amamentação e manipulação das mamas, sono, stress, oxicitocina e outros fatores.

Uso: avaliação de tumores hipofisários (prolactinomas) e controle pós-tratamento; anormalidades hipotalâmicas; estudos de infertilidade, amenorréia, galactorréia e impotência.


Interpretação

- Valores aumentados: tumores hipofisários, doenças hipotalâmicas, hipotireoidismo, tumores ectópicos, amenorréia, galactorréia, gravidez, insuficiência renal crônica, trauma de mama, hipotireoidismo primário, drogas, causas idiopáticas. A detecção da presença de macroprolactina em todos os soros que apresentam resultados superiores a 30 ug/L (teste de precipitação do polietilenoglicol) é uma boa prática para evitar tratamentos e outros exames desnecessários, pois nestes casos, os pacientes não apresentam tumores ou outras alterações funcionais.


Interferentes

Fenotiazidas podem elevar a prolactina; Levodopa, dopamina, bromocriptina e hormonios tiroideanos podem suprimir a secreção de prolactina. Recomenda-se a dosagem de TSH após ou juntamente com a dosagem de prolactina para excluir hipotiroidismo.


Preparo

- Jejum desejável de 4 horas.
- Avisar o paciente que ele terá que permanecer 20 minutos no laboratório para dosar prolactina, porém a espera será depois que o paciente for puncionado.
- A coleta puncionará o paciente e deixará o mesmo com scalp em repouso na sala de coleta 3 por 20 minutos; só depois será feita a coleta do sangue.
- A prolactina é um hormônio que eleva-se com o stress. Para evitar este interferente, pede-se repouso.