ALFA 1 GLICOPROTEINA ACIDA
Material
Soro - 1.00 mL - Refrigerar
Descrição
Várias proteínas presentes no soro, incluindo a Alfa-1-glicoproteína ácida (AGP), são denominadas conjuntamente proteínas de fase aguda. A AGP é sintetizada no fígado, sendo a principal constituinte das mucoproteínas de Winzler e apresenta concentração significativamente elevada na vigência de processos inflamatórios devido a trauma cirúrgico, infarto agudo do miocárdio, infecções e tumores. A reação de fase aguda representa mais uma resposta do intricado processo inflamatório, comparável ao aumento da temperatura e da contagem de leucócitos, e constitui um achado não relacionado a qualquer doença específica.
Apesar de ser uma das proteínas mais extensamente estudadas, a função biológica da AGP permanece obscura. Sua concentração plasmática está geralmente elevada 12 horas depois de instalado o processo inflamatório. A medição da AGP não é útil para diagnóstico etiológico do processo inflamatório, porém auxilia no monitoramento da evolução do processo ou na resposta ao tratamento.
Interpretação
- Valores elevados: processos inflamatórios, gravidez, neoplasias e terapia com corticóides, atividade inflamatória de origem infecciosa, autoimune e neoplásica.
- Valores diminuídos: síndrome nefrótica, terapia com estrógenos e enteropatia perdedora de proteínas, desnutrição, hepatopatias graves, gravidez, enteropatia com perda protéica.
Preparo
- Jejum desejável de 4 horas.
Exames Correlatos
MUCOPROTEINAS
Sinonímias
SEROMUCOIDE
SOROMUCOIDE
MUCOPROTEINAS
AAGP