BAAR, CULTURA PARA
Material
Urina - 0.00 - Refrigerar
Urina 24 Horas - 0.00 - Refrigerar
Líquor - 1.00 mL - Refrigerar
Escarro - 1.00 - Refrigerar
Linfa - 0.00 - Temperatura Ambiente
Diversos - 0.00 - Refrigerar
Lavado Bronquico - 0.00 - Refrigerar
Descrição
A cultura para micobacterias e realizada na propedeutica de infeccoes pulmonares localizadas ou disseminadas para outros locais do corpo como medula ossea, baco, rins e sistema nervoso central. Alem do Mycobacterium tuberculosis, outras micobacterias podem levar a infeccoes granulomatosas ou nao, necrotizantes ou nao. Dentre elas, destacam-se as micobacterias atipicas em pacientes portadores de SIDA. Urina de 24 horas nao e recomendada pela inativacao do Bacilo de Koch e crescimento de micobacterias saprofitas. Na pesquisa de Tuberculose renal e recomendavel a coleta de no minimo 6 amostras de urina.
Uso: diagnóstico de processos infecciosos causados por micobactérias. As infecções causadas por micobactérias têm aumentado sua incidência devido ao aumento no número de casos de imunodeficiência e ao desenvolvimento de resistência aos quimioterápicos observado na atualidade. Processos patológicos causados por estes microorganismos são de difícil diagnóstico, devido à característica crônica e inespecífica do processo e à dificuldade de isolamento do germe nos locais afetados. Micobactérias são microorganismos exigentes, e seu cultivo demanda muitos cuidados, que oneram seu custo e condicionam a culturas geralmente muito demoradas. Contudo, a cultura para BAAR oferece sensibilidade adicional à abordagem diagnóstica, além de servir como subsídio epidemiológico. Clinicamente, a opção de pesquisa de micobactérias por PCR melhorou a capacidade do laboratório em responder com boa sensibilidade e maior rapidez à necessidade diagnóstica. Os materiais empregados podem ser variados, desde escarro, sangue, urina, biópsia, etc.
Preparo
- Urina:
. Realizar higiene íntima com água.
. Desprezar o 1o jato urinario (primeiros 10 a 15 mL), visando minimizar a contaminacao com flora uretral saprofita alcool-acido resistente.
. Em seguida, colher todo o restante de urina da primeira miccao da manha em frasco limpo, de boca larga (de 300 a 500 mL). Utiliza-se um minimo de tres e maximo de seis amostras colhidas em dias consecutivos.
- Nao aceitamos amostras de urina de 24 hs.
- Escarro Expectorado: Colher de 5 a 10 mL preferencialmente pela manha, ao se levantar e antes do desjejum. Lavar varias vezes a boca com agua pura, gargarejando e bochechando abundantemente. Qualquer secrecao nasal ou saliva, deve ser eliminada. Fazer varias inspiracoes profundas e tossir varias vezes, procurando obter o material do fundo do peito. E recomendavel o minimo de duas amostras colhidas em dias consecutivos.
- Escarro Induzido: Lavar vigorosamente toda a boca com uma escova de dentes e salina a 0,85% por 5 a 10 minutos, nao usar pasta dental. Fazer nebulizacao com salina hipertonica a 3%. A inalacao profunda desta salina resultara na acumulacao osmotica de fluido e na irritacao da arvore bronquica, com subsequente tosse e expectoracao do conteudo broncoalveolar. Colher preferencialmente em sala aberta e bem ventilada.
- Secrecoes e Feridas: Procurar colher sempre por aspiracao. Evitar o uso de swab, pois o componente lipidico da parede bacteriana tende a ficar ligado ao swab, prejudicando a sensibilidade da cultura.
- Sangue Menstrual: Colher nos dias de fluxo menstrual mais abundante (normalmente 2º e 3º dia). Apos introduzir o especulo e visualizar o colo uterino, aspirar com seringa de tuberculina, sem a agulha.
- Sangue: Colher o sangue em tubos de heparina ou SPS. Colher 02 tubos por amostra para adultos e 01 tubo por amostra para criancas.
- Liquidos Corporais: Nos casos de liquidos sanguinolentos, coletar em tubo contendo anticoagulante para evitar que o bacilo fique preso na rede de fibrina.
- Lavado Bronquico: Minimo 5 mL. O contato do bacilo com o anestesico topico pode diminuir o rendimento da cultura, segundo alguns autores.
- Lavado Gastrico: Todo lavado gastrico deve ser previamente alcalinizado com Carbonato de sodio a 10%, pois a acidez do suco gastrico mata os bacilos.
- Biopsias: Amostra enviada em agua destilada ou salina fisiologica esteril.
- Medula Ossea: Amostra deve ser colhida com anticoagulante (SPS ou heparina).
- Esperma: enviar no minimo 1,0 ml em tubo esteril e refrigerado entre 2 e 8 oC.
Exames Correlatos
BAAR, PESQUISA DE
Sinonímias
BACILOS DE KOCH
TUBERCULOSE
MICOBACTERIAS
BK
MYCOBACTERIUM